Como medir um ambiente em 5 passos

Aqui você encontra todos os passos para medir seu ambiente de forma rápida e prática.

Para isso, você vai precisar de uma trena, papel, lápis ou caneta e uma prancheta ou um material rígido para apoiar.

1. Agora faça um esboço do seu cômodo:

Como medir um ambiente em 5 passos
Cozinha

2. Coloque no desenho todas as portas e janelas:

Como medir um ambiente em 5 passos
Cozinha

É importante colocar o sentido de abertura da porta e se é de abrir ou de correr. Não esqueça de usar símbolos diferentes para diferenciar as portas das janelas, como no desenho acima.

3. Caso haja algum elemento fixo, como pia, fogão, vaso sanitário e etc., coloque-os na planta também e anote as medidas, sempre colocando pelo menos a medida de uma distância até a parede mais próxima. Vamos começar a medir!

Como medir um ambiente em 5 passos
Cozinha

4. Para medir as paredes, quando houver porta ou janela, meça do canto da parede até o início do batente da porta ou janela, depois de batente a batente e depois até o fim da parede. Assim, com as medias parciais, fica mais fácil medir ambientes maiores. Se não houver porta ou janela, meça a parede por completo. Se sentir dificuldades, peça para que alguém segure a ponta da trena para você, é bem simples. ☺

Como medir um ambiente em 5 passos

Ufa, uma parede já foi!

5. Agora vamos medir as alturas!

Faça um esboço de todas as paredes que tenham janela, porta ou algum detalhe importante que precise medir sua altura.

Para medir o pé direito, meça a altura do piso até o teto. Para facilitar, escolha uma parede que tenha janela ou porta, assim você pode medir parcialmente.

Como medir um ambiente em 5 passos
Nesse caso, o seu pé direito será 1,00 + 1,10 + 0,40 – ou seja, 2,50 m.

Repita esse processo em todas as paredes que tenham janelas e/ou portas.

É importante não esquecer nenhuma medida. Nesse caso, é melhor pecar pelo excesso!

E pronto!

Agora você tem todas as informações que precisamos para desenvolver o seu projeto de decoração dos sonhos para aquele ambiente que você tanto ama!

Dicas:

  • Em ambientes grandes e que sejam quadrados ou retângulos, você pode dividir e medir em partes, mas é preciso ter muita atenção.
  • Se o seu ambiente não tem uma forma simples, divida-o em partes de forma que facilite a medição. Essa divisão pode ser feita em triângulos, quadrados, retângulos e até círculos. O importante é que fique mais fácil para você e ainda assim tenha todas as medidas necessárias.
  • Para calcular a área do seu ambiente, caso ele seja retangular ou quadrado, é só multiplicar a largura total dele pelo comprimento total. Com formas complicadas, você pode seguir a mesma dica da divisão em formas mais simples e calcular a área de uma por uma e depois somar todas.
  • Se houver somente o vão da porta, é importante medir tanto a largura quando a altura. Assim como meias paredes, medir comprimento, a altura e até mesmo a largura dessa parede.

Deixar Comentário

Por favor, informe seu nome.
Por favor informe o seu e-mail.
Por favor informe um e-mail válido.
Por favor insira um comentário.
Open chat
1
Olá 👋
Como podemos te ajudar?
Powered by